Maria Rueff

 

Maria Rueff , nasceu na cidade de Beira em Moçambique, no dia 1 de Junho de 1972 é uma actriz portuguesa e uma referência na comédia entre os actores da sua geração.

Na sua juventude coleccionava tiques de pessoas com quem se cruzava e usava esse material para imitações com que entretinha a família. Ingressou no Conservatório Nacional de Teatro (Curso de Formação de Actores) e aí se formou como actriz.

Em 1991 estreia-se na peça de Francisco Ors, “Quem muda a Fralda à Menina?”, no Teatro Villaret. Conhece o actor João Baião, iniciando com ele uma série de Cafés-Teatro. É descoberta por Herman José num desses bares da noite de Lisboa e recomendada a Ana Bola.


Integrou o elenco de, Inox ao lado de António Feio e José Pedro Gomes no Teatro Tivoli, Celadon, com Ana Bola no Casino Estoril, Antes Eles Que Nós, de João Quadros e encenação de António Pires, ao lado de Bruno Nogueira e Manuel Marques no Teatro São Luiz,Avalanche, texto de Ana Bola e encenação de António Pires, no Villaret.

Para a televisão estreou-se na série Os Bonecos da Bola, pela mão de Ana Bola na RTP em 1993. Mais tarde, torna-se conhecida pelo seu papel de Rosa, a empregada doméstica na popular série A Mulher do Senhor Ministro também na RTP, mas em 1994 e também ao lado de Ana Bola.

Participou também em programas como “Herman Zap”, o talk-show de Marco Paulo, “Eu Tenho Dois Amores” e “Herman Enciclopédia”, no qual inicia uma colaboração com o humorista, mantendo-se ao seu lado até hoje. Fizeram juntos programas como “Herman 98”, “Herman 99”, os telefilmes “O Fabuloso Destino de Diácono Remédios” ou “As Boas Entradas”.

Apartir de 1998 esteve em HermanSIC, onde criou figuras tão conhecidas do público como Zé Manel Taxista ou Rosette. Em 2001 estreou-se a solo com O Programa de Maria, na SIC.

No cinema participou em filmes como “Querida Mãe” em 2002, “Os Imortais”, de António Pedro Vasconcelos em “2003”, “A Passagem da Noite”, de Luís Filipe Rocha em 2003 e “Filme da Treta”, de José Scramento em 2006.

Em 2007 desempenhou o papel de Vitória Mendonça na telenovela Vingança da SIC. Para a rádio é autora e intérprete da crónica Os Cromos da Bola, transmitida semanalmente na TSF.